domingo, 24 de janeiro de 2016

Ritual de Dedicação

Ritual de Dedicação


Ritual de Dedicação 
 

      Antes de se iniciar você deve fazer um ritual de dedicação onde se comprometerá com os Deuses a estudar e praticar a Wicca durante um ano e um dia, e, apenas após este período deverá se iniciar na religião, caso pretenda.
 

 
Se você deseja se tornar um bruxo e não pode ser iniciado por um Coven (ou se prefere trabalhar como Solitário) pode se auto-dedicar e auto-iniciar à Deusa e ao seu Consorte realizando este ritual numa noite de lua cheia ou crescente, em qualquer um dos 8 Sabaths ou no seu aniversário.
 

 
No dia escolhido procure meditar sobre a importância do passo que você pretende dar e sinta em seu coração se essa é a sua verdadeira vontade. Nesse dia evite comer carne vermelha ou qualquer alimento que tenha recebido aditivos químicos, prefira frutas e legumes, procure também evitar o contacto prolongado com muitas pessoas, os humores variados podem influenciar o equilíbrio de suas energias.
 
Lembre-se que todo Bruxo precisa ter em mente os 4 Pilares da Magia: Saber, Ousar, Querer e Calar.
 

 
Para o ritual irá necessitar de:
-Caldeirão;
 
- Água da Fonte ou Mineral;
 
- Athame;
 
- Cálice;
 
- Uma Vela Preta;
 
- Uma Vela Branca;
 
- Incensário com Incenso de Jasmim ou Mirra;
 
- Vinho Tinto que deverá ter passado a noite anterior à luz da Lua Crescente ou Cheia para ter sido energizado;
 
-Maçã;
 
- Rosas Brancas e Rosas para enfeitar o altar;
 
- Sal Marinho;
 

 
Dica: como esta começando na religião, provavelmente não tem todos os instrumentos sagrados (dê uma olhadinha no meu BOS que está publicado no blog), o que não é obstáculo para realizar seu rito.
 
Uma boa alternativa é a substituição, o Caldeirão você troca por um prato, ou coisa que o valha; o Athame é um direcionador de energias, porém se você ainda não o possui utilize seu dedo, pois é, seu dedinho mesmo; o Cálice pode ser substituído por uma taça ou um copo virgem; a Vela preta pode assustar no início, se você não se sente bem pode ser a branca mesmo, ai você pode entalhar algum símbolo nela para a representação da Deusa (ex:  Λ para o Deus e  V para a Deusa); o Vinho pode ser substituído por um suco escuro como o de uva se você não bebe.
 
O que sempre me atraiu na Wicca é exatamente a liberdade (em todos os sentido), não é porque estou mostrando uma “receita” de ritual que ele deve ser seguido a risca, pelo contrário, a imaginação faz parte da criação, portanto, sinta-se a vontade de acrescentar ou retirar.
 

 

 
Como proceder:
 

 
Ao entardecer comece a preparar o local escolhido para o ritual, arrume o seu altar com o caldeirão cheio de água da fonte ou mineral, o athame e o cálice.
 

 
Prepare o incensário com um incenso de Jasmim ou Mirra, enfeite o altar com rosas coloridas, coloque a vela preta do lado esquerdo simbolizando a Deusa e a vela branca do lado direito simbolizando o Deus, coloque a maçã próxima ao caldeirão junto com a garrafa de vinho tinto.
 

 
Um pouco antes do horário programado tome um banho ritualístico para se limpar de todas energias negativas, utilize um pouco do sal marinho misturado a água, neste momento tenha em mente que seu corpo está sendo purificado dos velhos conceitos, à partir de agora você estará se preparando para um novo nascimento:
 

 
O Nascimento para a Antiga Arte: a visão que você tinha até então dará lugar a uma nova forma de pensar e sentir os outros a sua volta.
 

 
Ao término do banho não utilize nenhuma toalha, deixando que seu corpo seque-se naturalmente, não vista nenhuma roupa (ao fazer este ritual não utilize: anéis, brincos, pulseiras, relógio ... deixe seu cabelo solto, você deverá se apresentar aos Deuses como você nasceu).  (Se não se sente bem sem roupas não tem problema, vista algo leve e confortável, e a cor você escolhe)
 

 
Dirija-se ao local escolhido para o ritual, antes de começar pegue sua vassoura e varra todo o local, não deixe que os pelos da vassoura toquem o chão, enquanto varre mentalize todas as energias negativas sendo varridas. (se não tem a vassoura mentalize que suas mãos estão limpando o ambiente, é simples)
 

 
Trace no chão um círculo com cerca de 1.50 m. de diâmetro (medida só pra dar noção, as vezes você não tem tanto espaço, não tem problema, use o espaço que desejar), salpique um pouco de sal (simbolizando o elemento Terra) sobre o círculo para consagrá-lo dizendo:
 

 
“Com o sal eu consagro e abençoo este círculo;
 
Sob os nomes divinos da Deusa
 
e do seu Consorte: O Deus Chifrudo. Abençoado Seja!”
 

 
Acenda o incenso e proceda a abertura do círculo sagrado (tenha certeza de que tudo que vai precisar esta dentro dele)  (quanto à abertura do círculo tem um exemplo para você no meu BOS, sinta-se a vontade de usá-lo ou criar o seu):
 

 
Norte – Terra
 
Leste – Ar
 
Sul – Fogo
 
Oeste – Água
 

 
Acenda as velas e diga:
 

 
“O fogo esta aceso.
 
O ritual começou.
 
O círculo está montado entre os mundos.
 
Além dos limites do tempo onde a Noite e Dia, Nascimento e Morte, Alegria e Tristeza tornam-se uma só coisa.
 
Que nenhum mau aqui possa entrar ou sair.
 
Que assim seja e assim se faça para o bem de todos.”
 
Sente-se no centro do círculo, voltado para o Norte e feche seus olhos, sinta toda a energia que existe dentro de você, saiba que a Grande Mãe vive dentro do seu coração, quando se sentir pronto, coloque-se de joelhos, segure o athame com as duas mãos e aponte-o para o céu dizendo:
 

 
“Eu te invoco e te chamo Oh Deusa Mãe
 criadora de vida e alma do Universo infinito.
 
Pela chama da vela e pela fumaça do incenso  eu te invoco para abençoar este ritual.
 
E para garantir a minha admissão na companhia dos teus filhos amados.
 
Oh Bela Deusa da vida e do renascimento que é conhecida como: Cerridwen, Astarte, Atenas, Brígida, Diana, Ísis, Melusine, Afrodite e por muitos outros nomes divinos.
 
Neste círculo consagrado à luz de velas eu me comprometo a te honrar,  a te amar e a te servir.
 
Enquanto eu viver prometo respeitar e obedecer  à tua lei de amor a todos os seres vivos.
 
Prometo nunca revelar os segredos da Arte a qualquer homem ou mulher que não pertença ao mesmo caminho.
 
E juro aceitar o Conselho Wiccaniano de "Não prejudicar ninguém, façam o que quiserem"
 
Oh Deusa Rainha de todas as Bruxas,
 abro meu coração e minha alma para ti.Que assim seja!”
 

 
Pegue a maçã e parta-a em duas, coloque as duas metades em cima do altar, pegue a taça e encha-a de vinho, erga-a e diga:
 

 
“Eu te invoco e te chamo Oh Grande Deus Cornífero dos pagãos,  Senhor das matas verdes e  Pai de todas as coisas selvagens e livres.
 
Pela chama da vela e pela fumaça do incenso  eu te invoco para abençoar este ritual.
 
Oh Grande Deus da morte e de tudo que vem depois,  que é conhecido como: Cernunnos, Attis, Pã,  Daghda, Fauno, Frey, Odin, Lupercus  e por muitos outros nomes, neste círculo consagrado  à luz de velas eu me comprometo a te honrar,  a te amar e a te bem servir enquanto eu viver.
 
Oh Grande Deus Consorte da paz e do amor,  abro meu coração e minha alma para ti. Que assim seja!”
 

 
Introduza o athame na taça e diga :
 

 
“A Sagrada União foi feita, e dela geram todas as coisas!”
 

 
Beba o vinho sabendo que ele representa o sangue da Deusa, aquele que tudo fertiliza, saiba que através dele tudo pode ser alterado. Magia é transformação, deixe que Ela lhe toque e lhe transforme.
 

 
Feche os olhos e deixe os sentimentos tomarem conta de você, caso escute alguma voz ou sinta alguma presença não se assuste: Confie na Grande Mãe e em seu filho. Abra os olhos e coma a maçã.
 

 
Quando se sentir pronto levante-se e inicie a despedida dos elementos – fechamento do círculo sagrado (também tem no meu BOS):
 

 
“O círculo esta fechado, porém não esta encerrado.
 
Que o poder sempre esteja comigo quando eu precisar.
 
Encerro agora este círculo!
 
Que assim seja e que assim se faça para o bem de todos.”
 

 
A Auto - Dedicação está completa, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim, nesta noite durma sem roupa de preferência. (só se não te incomodar)... no dia seguinte pegue os restos das velas e o pó do incenso e enterre num jardim ou vaso.
 

 
É para ser bem simples mesmo, é uma apresentação, não tem necessidade de “pompa e banca” luxo e garbosidade, a Deusa reside nas coisas simples da vida.
 

 

 

 
Fonte: Caminhos da Deusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário