segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

13 passos para um ritual evocatório eficaz

13 passos para um ritual evocatório eficaz

Existem 13 passos básicos que devem ser seguidos para a realização de um ritual invocatório bem sucedido. Eles são imprescindíveis para que um rito seja mais
bem elaborado e projetado:
1. Definir o objetivo
2. Escolher e preparar os símbolos
3. Purificar e consagrar objetos
4. Usar símbolos
5. Momento certo
6. Força da palavra
7. Invocação dos Deuses
8. Preparar o Espaço Sagrado
9. Criar um estado de relaxamento
10. Usar os 5 sentidos
11. Pronunciamento do desejo
12. Geração de poder 
13. Liberar a magia

Analisaremos detalhadamente cada um desses passos, tão importantes na arte da invocação, começando pela definição do objetivo.
1. DEFININDO O OBJETIVO.
Quando realizamos um ritual precisamos ter planos específicos e por isso o objetivo é muito importante.Devemos tomar todo o cuidado para que nosso objetivo não seja mal interpretados e expresso incorretamente através das invocações. O desejo de uma invocação deve ser construído em termos muito precisos. Meditar pode ser algo positivo na hora de escolher termos, frases e palavras que serão usadas em suas invocações no decorrer de um rito.Na hora de preparar um ritual ou rascunhar uma invocação espontânea para ser utilizada em uma cerimônia e/ou em sua prática devocional diária, utilize o seguinte exercício para auxiliá-lo:
Respire profundamente e deixe sua mente divagar. Focalize sua atenção apenas para o seu desejo.Escreva de forma extensiva o seu desejo em um pedaço de papel. Deixe que suas idéias fluam livremente. Depois, submeta sua carta à uma análise e revisão. Vá reduzindo as palavras de menor significado, deixando apenas aquelas que exerçam maior impacto emocional e visual, mas esteja atento para que a sua fórmula não perca o sentido. A frase resultante pode ser recitada durante uma invocação em forma de cântico,ladainha, encantamento, etc.
DESEJANDO: Ao invocar, formule o desejo de forma clara e como achar correto. Repita o desejo diariamente e faça o que for necessário para que ele se materialize.Quando a invocação for pronunciada, concentre-se nela e direcione toda a sua energia pessoal para que seus esforços práticos sejam direcionados para a realização.Invocações sempre são mecanismos que impulsionam a vontade. Por isso elas são muito importante em qualquer processo mágico.Repetir sua Invocação e desejo várias vezes emite ondas de energia para ajudar o desejo se realizar, já que é a nossa vontade que desperta, dirige e manifesta a energia mágica.
  


DESEJANDO COM RESPONSABILIDADE: A responsabilidade pelos seus desejos é inteiramente sua e por isso você de ver e refletir muito antes de realizar uma invocação. A realização dos desejos expresso sem uma invocação pode ter desdobramentos jamais imaginados. Por isso, sempre realize este exercício antes de invocar:
 Anote o objetivo de seu ritual respondendo várias perguntas sobre a atuação dele no mundo, como: quem será atingindo, de que forma, por que, o que isso resultará posteriormente, como você poderá ficar depois que o se realizar, etc...Responda as perguntas pensando no lado positivo e negativo, nas coisas boas e ruins que podem ocorrer. Pense seriamente sobre o seu ritual, pensando o que ele significa pra você e como poderá afetar outros.Escreva, levando em consideração todos os itens acima, uma fórmula verbal bem acurada, expressando o seu desejo .Com isso, crie uma invocação ou palavras adicionais que serão direcionadas a uma Deidade ou força da natureza para ser usada em seu ritual.
 AS PALAVRAS:O homem sempre usou o som para se comunicar com este e outros planos de existência. Magicamente falando, um ritual é uma projeção verbal e mental, ou seja, ele é composto de imagem e som. Sem este dois fatores, inclusive, não há magia.Precisamos aprender a usar corretamente a linguagem, sua energia e sabedoria.Expressões e frases positivas relacionadas aos nossos desejos ajudam a reforçar a invocação e o ritual:
Pense por alguns instantes no seu desejo e escolha uma expressão curta que o descreva. Deixe a frase ecoar em sua mente e visualize uma luz brilhando acima de você. Depois de alguns instantes visualize as palavras da sua frase brilhando na luz, indo em direção a uma imagem da Deidade formada em sua tela mental Isso significa que você deve visualizar a Deusa ou o Deus invocado por você brilhando nesta luz. Lentamente veja as palavras sendo enviadas de volta para você, sendo derramadas sobre a sua cabeça. Perceba que elas se tornam compelidas a sair de sua boca. Grite a frase ou cante-a, visualizando a realização de seu desejo enquanto percebe a imagem da Divindade acima de você abençoando-o.
 A ESCOLHA E PREPARAÇÃO DOS SÍMBOLOS:
 Aqui nos referimos aos símbolos relacionados a Deidade que será invocada ou aparte da representação de seu desejo, objetivo ou meta em termos mágicos, que amplifica ainda mais o poder de seu ritual. Você pode utilizar desde símbolos tradicionais, usados há muito tempo para representar aquilo que você quer, até um símbolo que fale especialmente à sua mente e inconsciente. Lembre-se que símbolos também são uma forma de invocação, pois despertam lembranças,sentimentos e energias adormecidas em cada um de nós.Para escolher quais símbolos usar em suas invocações no decorrer de um ritual,procure pelos seus significados em tabelas de correlações e analogias e identifique a representação que mais chamar sua atenção.Você pode utilizar objetos, plantas, pedras, imagens, figuras etc. Aqui segue uma pequena lista de referência de acordo com os temas pertinente sao ritual: AMOR: rosas, coração, quartzo rosa, manjericão, verbena, laços, fitas, cores rosa e vermelho, mel, doce, perfumes, pombo PROSPERIDADE: moedas, pirita, citrino, chifres, terra, argila, louro, alecrim,sementes, cores laranja / verde /azul marinho SAÚDE: bétula, fumo, algodão, alecrim, incensos de limão, foto do doente, Círculo em um papel, quartzo verde, ágata, cor amarelo PROTEÇÃO: cordão, obsidiana, turmalina negra, ônix, granada, cores preto e vermelho, gengibre, urucum, alho, runa Algiz,
Com as analogias descritas anteriormente, crie uma pequena invocação ritual quer e presente o seu desejo, usando palavras, símbolos e gestos relacionados à sua meta.
Outro exercício que poderá se feito :
Pense no ritual que você deseja realizar ou na Divindade que será invocada. Qual a primeira cena que lhe vêm a mente? Você consegue identificar um símbolo nesta cena? Se sim qual é? Se não, qual o primeiro símbolo que lhe vem a mente com relação ao seu ritual?Pense em outros símbolos, no mínimo três e no máximo 9. Como você juntaria todos os símbolos (num incenso, vela, amuleto ou visualização?) para fazer parte do seu ritual. 

  A PURIFICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DOS SÍMBOLOS E OBJETOS A SEREM UTILIZADOS

 A consagração e purificação dos símbolos e objetos usados em um ritual são essenciais, pois isso elimina toda a memória e influências passadas aos materiais que serão utilizados em seu ritual, para que eles sejam devidamente programados para trabalhar exclusivamente a você.Procure encontrar fisicamente os símbolos que você identificou no exercício anterior.Você levará alguns instantes para consagrá-los e carregá-los de poder. Isso será uma forma simples de remover qualquer energia negativa adquirida pelo objeto,além de dar uma função e uma forma de programação para ele.Purificações rituais podem ser feitas de inúmeras formas. Aqui seguem alguns exemplos:- Passe o símbolo no sal, enquanto visualiza aquilo que deseja e o símbolo cumprindo sua missão- Deixe o objeto enterrado por um ciclo de 24 horas.- Esfregue algumas folhas ou sementes no objeto, particularmente aquelas relacionadas ao seu desejo
14
 - Passe o símbolo na fumaça de um incenso, enquanto visualiza o que deseja.Esta fumaça pode ser gerada por ervas associadas ao seu desejo, relacionadas com a purificação como cravos, cedro, sálvia ou sagradas para a Divindade que será invocada por você.- Sopre sobre o símbolo algumas vezes, enquanto visualiza o sopro na cor do seu desejo (rosa para amor, laranja e verde para prosperidade, preto e vermelho para proteção, amarelo e marrom para saúde, etc) ou na cor sagrada relacionada ao Deus invocado- Submergir o símbolo em água com sal, ou água da fonte, mar, cachoeira, etc- Fazer uma unção no símbolo com um óleo essencial relacionado ao seu desejo ou ao Deus invocado
 Passar o símbolo na chama de uma vela na cor sagrada à Deidade que será invocada PURIFICANDO O SÍMBOLO
Pegue o símbolo por alguns instantes e deixe ele se comunicar com você. Aproxime-o 3 vezes do seu chakra frontal e perceba o que ele lhe comunica. Qual tipo de limpeza ele deseja que você faça? Alguma das listadas acima ou outra completamente diferente? Deixe o símbolo interagir com você e deixe ele mesmo lhe dizer qual é a melhor forma de purificação. Eleve sua mente à Divindade que será invocada por você em seu ritual e solicite que ela lhe dê um insight  sobre qual a purificação mais adequada para o objeto e realize-a
.
PROGRAMANDO O SÍMBOLO
Depois que você purificou, inicia-se a programação ou consagração propriamente dita. Isto envolve a invocação de uma Deusa ou um Deus, Espíritos elementais ou qualquer energia que você invocará. Isto pode ser feito simplesmente com uma breve invocação à energia específica descrevendo o uso pretendido.Você pode colocar suas mãos em forma de bênção sobre o objeto e fazer a invocação, elevá-lo aos céus, apresentá-los às 4 direções, aproximá-lo dos seus lábios enquanto pronuncia o que deseja. Enfim, as formas são muitas e você pode desenvolver aquela que mais se adequar à natureza do ritual em questão. O importante é que o simbolismo deste ato funcione para você.
Outra forma adicional de purificação:
Passe suas mãos algumas vezes pelo símbolo escolhido e tente sentir assim pressões psíquicas nele contidas. Visualize a Deidade para qual o símbolo será consagrado e peça que ela lhe auxilie nessa tarefa. Em poucos minutos irá aparecer na sua mente a melhor forma de consagração do seu símbolo mágico.Sinta o que o objeto quer lhe comunicar, ele inclusive pode dizer qual é a melhor maneira de usá-lo durante o ritual, onde, como, quando e em quais situações.Esteja aberto para a magia.
 USANDO O SÍMBOLO
Depois de ser preparado, o símbolo deve ser usado. Coerentemente, acredita-seque o que for feito com o símbolo no espaço sagrado deve estar de acordo com a sua função. Se você quer atrair algo, traga lentamente aquilo que representa o seu desejo para algo que representa você, enquanto faz uma invocação e expressa o seu desejo. Se você quer encontrar a pessoa amada, una dois corações enquanto verbaliza o seu desejo a uma Divindade do amor . Se você quer banir algo da sua vida, destrua, transforme em pó, rasgue aquilo que representa o mal e se desfaça dele, invocando uma Divindade apropriada. E assim sucessivamente.
Pegue o símbolo em suas mãos e por alguns instantes deixe sua mente vazia,livre de pensamentos ou imagens. Pense agora na função do símbolo e sem racionalizar muito sinta o que você deve fazer com ele, naquele momento do ritual.Verbalize então o seu desejo, enquanto utiliza o objeto.
5. MOMENTO CERTO
Qualquer momento pode ser usado para fazer um ritual, mas existem dias, luas e épocas tradicionais favoráveis para a formulação de desejos.
Você pode usar datas que inspirem algum significado especial para realizar o ritual.Existe alguma data especial que você relacione ao seu desejo? Data de nascimento simboliza longevidade e novos inícios. Aniversário de casamento é ótimo para renovar sua relação e amor  As estações do ano podem interferir em seu ritual? Por exemplo a concepção,nascimentos e fertilidade relaciona-se fortemente a primavera. As restrições, ao período de inverno e assim sucessivamente. Qual a melhor estação para adicionar ainda mais poder ao seu ritual? Você está realizando o ritual na estação mais adequada?Existem signos e fases lunares que interferem no seu desejo? Se sim, quais?Seu ritual pode esperar o momento mais apropriado para ser feito ou é importante que ele seja realizado agora para aproveitar a sua força de vontade?Faça uma lista das principais épocas para formular seus pedidos e fazer suas invocações e rituais por tema.
 Aqui estão algumas relações que poderão ser usadas:LUA CRESCENTE: faz o desejo crescer, dá uma força maior à invocação LUA CHEIA: momento de grande poder, ideal para qualquer invocação LUA MINGUANTE: banir, restringir, diminuir LUA NOVA: banir o mal, quebrar feitiços AMANHECER: Novos inícios, esperança, ampliação MEIO DIA: eliminação da negatividade, força, coragem , poder  ANOITECER: Encerrar algo, concluir, deixar no passado PRIMAVERA: Despertar, renovar VERÃO: Abundância, socialização, energia OUTONO: Colher o que foi plantado, reclusão INVERNO: Parar, restringir, consumar 
6. A FORÇA DA PALAVRA
 As palavras, o ato de conversar e falar existem desde tempos imemoráveis.Palavras têm poder. Elas podem construir, destruir, tumultuar, mudar o rumo de algo, etc. Elas expressam sentimentos, comunicam acontecimentos. Com elas podemos criar problemas ou soluções, ofender ou apoiar. Podemos perceber então o quanto o poder das palavras transforma e tece os acontecimentos da vida.Falar adequadamente e se expressar de forma clara, segura e correta quando realizamos uma invocação ou ritual é imprescindível para o sucesso nos processos mágicos.É importante que você conheça os cânticos e invocações tradicionais, bem como compor suas próprias canções e encantamentos para serem usados em seus rituais invocatórios.Gestos, imagens, símbolos podem ser acrescentados conforme você trabalha o poder de sua palavra para fortalecer mais ainda a sua intenção durante os rituais.VERBALIZANDO O DESEJO:
Crie uma frase que represente o seu desejo e então repita esta frases ininterruptamente, transformando-a em uma melodia.Deixe o cone de poder se elevar, projetando as cenas em sua mente para a realização dos seus desejos ou em direção a imagem da Deidade invocada, criada em sua tela mental.
 Você pode ainda:
Escolher uma única palavra associada à sua invocação. Faça esta palavra vibrar em suas cordas vocais. Sinta a palavra ressoando dentro de você até que percebam poder que ela carrega. Quando isso acontecer, estará pronto para fazer sua invocação.
Se preferir:
 Após relaxar por alguns minutos, sinta um som espontâneo saindo de dentro de você. Este som deve estar associado à natureza de sua invocação, pode ser uma expressão de fundo emocional como um grunhido, uma letra ou sílaba cantada continuamente, etc. Depois, faça suas orações ou invocações, sabendo que sua intenção foi ampliada através deste ato
Relaxar é importante:
Relaxe por alguns instantes e então deixe uma expressão verbal sair de você espontaneamente. Sinta o poder desta expressão e lentamente comece a realizar gestos que estejam associados ao Deus que você está invocando. Para Ártemis,lance uma flecha imaginária; reproduza movimentos marciais para Marte ou Athena; imagine uma lira em suas mãos e toque-as, enquanto invoca Apollo ou Lugh e assim sucessivamente. Faça isso até sentir que a intenção foi bem fixada em sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário